Miti-Mati (aka Refogado de Legumes) Fat Free

foto (98)

Quaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

Se algum familiar meu ler isso vai dar muita risada!!! Quem da família Kayser nunca foi obrigado quando criança a comer um miti-mati???

Miti-mati é o nome que minha família materna chama o bom e velho refogado de legumes. Não sei se vem do alemão ou o que… mas é assim que aprendi e sempre chamei e sempre nunca ninguém entende quando eu falo com a maior naturalidade do mundo que comi um miti-mati.

Fui criada comendo miti-mati, ou melhor, sendo forçada a comer miti mati. Como toda criança, não era nada fã de moranga, cebola, etc… Rolavam ALTAS negociações na mesa do almoço pra não comer o tal miti-mati, algo do tipo: “mãe, eu como essa prato todinho de alface e beterraba se não tiver que comer o miti-mati”. Às vezes funcionava…

Mas é graças à insistência da minha mãe que hoje eu AMO miti-mati e já criei até a minha própria versão: Miti-mati zero gordura.

Desde que comecei a cuidar mais da alimentação, inventei um método (que depois vi que é adotado também pela Mimis) de fritar cebola e alho sem óleo. EIN? Ah pois é!! Acho o fimmmm não poder comer uma friturinha e ter que se gastar no azeite da cebola e alho refogados!!! Então entra a incrível arte de inventar na cozinha! Basta ferver um pouquinho de água numa panela, colocar o alho e/ou a cebola e deixar fritando, sempre colocando água aos poucos pra não queimar. Muito simples! Essa é a base do refogado, depois é só aplicar aos legumes que tu quiseres!! Não é genial? Claro… não vai ter aquele gostiiiinho de refogado na manteiga ou na oliva né.. mas também não se pode ter tudo 😀

E é assim minha versão do miti-mati! Vamos lá!

Ingredientes:

– água;

– 1 dente de alho;

– 1/2 cebola;

– 50 gramas de moranga descascada e cortada que tu já comprou assim porque tu não és doido de fazer isso sozinho!;

– 1/2 espiga de milho debulhado;

– uma pitada de sal;

– pimenta-do-reino moída na hora, a gosto.

Modo de Preparo:

1 – Picar o alho e a cebola;

2 – Em uma panela pequena, ferver 3 colheres de sopa de água;

3 – Quando fervente, adicionar o alho e deixar fritar, sempre adicionando água aos poucos pra que não queime!;

4 – Quando macio o alho (uns 5 minutos), acrescentar a cebola e repetir o  processo;

5 – Quando a cebola estiver al dente, adicionar a moranga e seguir adicionando água se necessário. Acrescentar o sal, misturando bem;

6 – Moranga macia, juntar o milho e misturar. Uns 3 minutinhos depois… prontinho!!! É só moer a pimenta por cima e mandar ver!

Eu AMO miti-mati de moranga com milho, mas as possibilidades são infinitas né! Faça o miti-mati com os legumes que você ama e seja muito feliz com essa maravilha caseirinha sem gordura!

Deixe um comentário

