Quinoa, ela é O Cara!

Raw White Quinoa Grains

É quinoa pra lá, quinua pra cá. A escrita muda um pouco conforme o gosto, mas os dois jeitos estão corretos. O que importa de verdade, é o quão nutritiva é a danada!! VEGETARIANOS, principalmente, leiam isso até o final!

De um ano para cá, ela é presença obrigatória em todo restaurante moderninho e com menu saudável. Ela é nova por aqui mas pro povo andino, this is soooooo 5 last centuries. Isto mesmo! A quinoa é babado na Bolívia há mais de 500 anos.

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É uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, isto é, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Como se não bastasse, ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. Estudos indicam que a quinoa tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Por isso, tu podes recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias. A vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Ao contrário: tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.

É o cereal vencedor na modalidade FERRO: em cada 100 gramas, são 10,9 miligramas, que combate a anemia e garante pique. Isso não é genial para nós vegetarianos? Eu andava com baixa de ferro no final do ano passado… Agora não devo estar mais!!! O mix de fibras e vitaminas (C, E e especialmente as do complexo B) completa a valiosa ficha nutricional da quinoa, considerado pela Food and Agriculture Organization (FAO) o melhor e mais completo alimento de origem vegetal (!!!!!!).

Existem millll maneiras de preparar a bycha! Eu ainda to aprendendo, mas hoje mesmo no almoço fiz um risotto maravilhoso com ela (vocês viram aqui?) e esses tempos coloquei também no mingau (pra quem perdeu, tá aqui!). À medida que for fazendo novas experiências, compartilho com vocês, meus bens!!!

quinoa

Sabendo disso tudo, a quinoa já tem lugar cativo na minha dispensa!

Referência: Boa Forma

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