Salgado Maromba Vegetariano

salgado-maromba-vegetariano5

Pára TUDO!!!!! Gente pelamor!!! Morri e fui pro céu e com certeza vou encontrar a SANTA Tati Guidi (Instagram)que criou essa maravilha chamada #salgadomaromba. Alguém já pensou em beatificar essa guria??

Quem é adepto do Insta Fit com certeza já viu receitas do tal salgado por aí. A receita original leva frango, mas como eu não ia ficar só na vontade, tratei de fazer a minha versão e criei o sonho Salgado Maromba Vegetariano. A Tati certa vez passou receita de um vegano, que leva tofu no lugar do frango, mas como não chego a tanto hehehehe, resolvi fazer o meu com ricota fresca e, sério, é de comer ajoelhado!

Ingredientes:

– 100 gramas de ricota fresca cortada em cubos;

– 50 gramas de couve flor cozido em pequenos buquês (couve flor é muito amor e versatilidade! Lembram da minha receita com couve flor que tá aqui quando ele achou que era arroz?). Pode ser outro legume também, como cenoura, brócolis, batata doce, aipim, abóbora…;

– 1 colher de sopa de farinha de linhaça;

– 1 clara (isso foi ideia minha pra deixar meu Salgado ainda mais protéico e super rolou!);

– temperos (usei sal, orégano, Tabasco, noz moscada, manjericão e cebolinha);

– 1 gema;

– 1 colher de chá de parmesão ralado.

Modo de Preparo:

1 – Bater em um processador (ou liquidificador ou até mixer) todos os ingredientes. Eu fui de processador e tive que fazer em etapas porque o meu é picurrucho. Deve ficar com uma textura pastosa;

—> PRÉ-AQUECER O FORNO A 250 GRAUS!!!

2 – Dividir a massa em dois pedaços e moldar no formato desejado;

3 – Em cima do primeiro pedaço, rechear com o que der na tua telhinha! Eu fui de azeitonas e palmito, mas as possibilidades são infinitas!!!

salgado-maromba-vegetariano

4 – Em cima do recheio, colocar a outra metade da massa, fechando o salgado direitinho, prestando atenção às bordas;

5 – Pincelar a gema em cima do salgado;

salgado-maromba-vegetariano6

5 – Untar uma fôrma para não grudar, posicionar o salgado, salpicar o parmesão e colocar no forno;

salgado-maromba-vegetariano2

– Gratinar por uns 20 minutos, até ficar douradinho e com a casquinha crocante, assim ó!

salgado-maromba-vegetariano3

Eu decorei com um cabinho de manjericão, larguei um fio de óleo de oliva por cima e ralei pimenta-do-reino só por luxo mesmo. Eu amo amo amo amo comer e amo comer também com os olhos!

Olha como ele ficou por dentro…

salgado-maromba-vegetariano4

Apaixonei nesse salgado. Sempre quando vou numa padoca passo muita vontade com os salgados atolados de farinha branca e carbs do mal. O Salgado Maromba Vegetariano é a minha salvação e mais nova paixão e tenho CERTEZA que tu vai gamar também!

Experimenta, faz a tua versão e depois vem comigo agradecer eternamente à Tati 😉

9 comentários sobre “Salgado Maromba Vegetariano

  1. Guria de Deus!!! Olha, não vou dizer que tu está na profissão errada porque te acho uma grande profissional do mundo artístico! Porém, tu seria uma óóóóótima nutri! : ) Tô amando esse blog. Faço a Dukan e minhas amigas “Dukanetes” (rsrsrsrsrs) sempre fazem esse salgado, mas eu ainda não encarei essa receita. Adorei a tua e com certeza vou fazer!!! Beijooos e continua postando bastante coisas saudáveis e deliciosas pra gente ; )

  2. Menina, acabei de fazer a receita, mas ficou molengona a massa. A Sua tb ficou? O que será que eu fiz errado? Ficou parecendo um patê de couve-flor! rsrsrsr! FIcou delícia o gosto, mas acho que a textura não vai funcionar. Como vc fez pra deixar o seu assim firminho?
    Bjs

    • Xará! Deves ter colocado um pouco de couve flor a mais, será que não!? Se ficou mole, coloca mais linhaça até dar o ponto!! Mas nao fica muito duro nao.. Com a gema pincelada em cima ele dá uma bela firmada por fora e por dentro fica bem maciozinho!

      Delícia néãmmm???

      Muah!

  3. AMeiiiii… vou fazer!! Eu nao como frango, carne vermelha ou porco.. ja tentei fazer o salgado com peixe branco, atum, siri, tofu… e NADA deu certo!! rsrsr
    Vou fazer agora assim!!! Depois te falo! Bjsss
    Cintia
    healthyfitpursuit

Deixe um comentário

