Farinha de Uva! Benefícios e um Mug Cake para experimentar :)

Minha mais recente descoberta! A farinha de uva!!!

farinha-de-uva

Ontem fui conferir a dica da minha amiga Manoella Brondani, a Piperita, uma recém inaugurada casa de produtos naturais, aqui no Bom Fim (aos estrangeiros, o bairro mais delícia de Porto Alegre, onde tenho o prazer de morar). Estou simplesmente enlouquecida pelo lugar, mas este assunto vai ter que ficar pra um póximo post porque rende muito pano pra manga!

Lá eu encontrei, entre muitas outras farinhas de frutas, esta que pra mim é novidade! Mais uma opção pros meus mug cakes yaaaay. Saí da loja querendo dormir logo pra acordar ainda mais logo e fazer o bolo de caneca que tanto amo, agora com esta belezura!!

Antes de colocá-la em ação, logicamente fui procurar entender tudinho sobre ela! Santo Google! Eis o que descobri e divido aqui com vocês!!!

Farinha de uva para manter o coração bombado

A maior sacada dos produtos à base de uva, especialmente das cápsulas, é o fato de estarem recheadas de flavonoides, como as antocianidinas e antocianinas, que são peças chaves na prevenção contra doenças do coração. Apesar do nome complicadinho, o trabalho destas substâncias no organismo é até simples: “Com o envelhecimento, ocorre naturalmente uma espécie de inflamação nos vasos e artérias sanguíneos. Esses flavonoides atuam contra as inflamações, além de melhorarem a circulação no sangue”, explica Marcella Garcez Duarte, médica e nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Farinha de uva no combate aos radicais livres

Estudos realizados ao redor do mundo têm buscado comprovar outros possíveis poderes destes famosos compostos da uva. Sabe-se, por enquanto, que ajudam a brecar os níveis de colesterol e desempenham papel anticancerígeno e antioxidante. Isso significa que os tão temidos radicais livres também estão na mira da farinha de uva, rica em substâncias capazes de neutralizar a ação destes carrascos da saúde. Acredita-se, por exemplo, que o consumo regular de derivados da frutinha seja capaz até mesmo de safar você de problemas nas articulações e nos olhos, mas as pesquisas ainda estão caminhando. Agora, é torcer para que os resultados sejam positivos.

A farinha é constituída das frutas inteiras processadas, e a cápsula é à base do extrato seco obtido da semente da fruta. Devido ao processamento da uva no preparo da farinha, os teores de muitas substâncias bioativas são reduzidos e por outro lado alguns são concentrados. A vitamina C por exemplo, é eliminada totalmente na farinha. A frutose e a sacarose (acúcares) também são reduzidas, o que é benéfico para os diabéticos. Já os sais minerais e fibras têm a concentração aumentada em relação ao fruto fresco, por serem mais resistentes ao processo. As cápsulas, por sua vez. apresentam concentrações bem elevadas de princípios ativos, como flavonoides e taninos, ambos antioxidantes e anti-inflamatórios. No entanto, açúcares, fibras, sais minerais e a maior parte das vitaminas se encontram em porções reduzidas.

A farinha de uva em benefício do seu intestino

Se as cápsulas de uva vencem a disputa no que diz respeito à concentração de flavonoides, a farinha extraída do fruto fica à frente em outro quesito de peso: é fonte das boas de fibras solúveis. Por isso, o consumo regular bota o intestino em velocidade alta, já que estimula a formação e movimentação do bolo fecal. E traz ainda outra vantagem: Estas fibras também colaboram na redução do colesterol, já que têm o poder de aumentar a utilização do LDL (mau colesterol) circulante no sangue, favorecendo, assim, sua redução.

Como é fabricada a farinha de uva?

Para não levar gato por lebre, não custa nada entender o processo de produção das farinhas de uva. Veja só!

Uvas inteiras (incluindo casca, polpa e sementes), como as do tipo Isabel, são desidratadas e neste processo, toda a água do fruto é retirada.

A fruta passa pela trituração e o que resulta é peneirado, até que se transforme em um pó bem fininho, 0 produto final passa por um processo semelhante ao da esterilização, que garante o prazo de validade por dois a três anos. Conservantes e aditivos químicos costumam não dar as caras.

A farinha de uva na guerra contra a balança

Por ser tão poderosa em fibras, a farinha de uva, ainda por cima, colabora na luta contra a balança, já que diminui o apetite exagerado: Quando consumida cerca de 30 minutos antes das grandes refeições (ou seja, almoço e jantar), cria a sensação de saciedade, pois forma um gel no estômago, dilatando-o e enganando-o. Graças a este efeito, as fibras também diminuem a velocidade da absorção de glicose, logo, bandeira branca para as diabéticas. Assim como qualquer farinha de frutas que seja boa fonte de fibras, a de uva reduz a absorção de açúcar e, inserida em uma dieta equilibrada, ajuda a controlar o perfil glicêmico da portadora do diabetes.

Fonte: corpoacorpo.net

Em resumo: Não contém glútem. É rico em revesratrol, que tem um nomezinho bizarro mas é um santo na luta contra diversos tipos de câncer. Ativa a circulação, auxilia na manutenção do LDL – colesterol ruim, aumenta a produção de tecido colagenoso, melhorando o aspecto da pele. Sugestão de uso: 1 a 2 colheres de sopa no preparo de batidas, vitaminas, cereais matinais, tortas, biscoitos, pães, pastéis, bolos, doces, e mug cakes hihihihihihihi

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

10g (1 colher de sopa)

Valor Calórico: 30 Kcal
Carboidratos: 6,7g
Proteínas: 0g
Gorduras Totais: 0g
Gorduras Saturadas: 0,0g
Gordutas Trans: 0,0
Colesterol: 0mg
Fibra Alimentar: 2g

Mug Cake com Farinha de Uva

bolo-de-caneca-uva-2

Ingredientes:

– 1 ovo;

– 2 claras;

– 1 colher de sopa de farinha aveia;

–  1 colher de sopa de farinha de uva;

– 1 colher de sopa de adoçante sucralose;

– 1 colher de café de essência de baunilha.

Modo de Preparo:

1 – Em uma caneca grande, bater bem os ovos com o adoçante e a baunilha;

2 – Adicionar as farinhas e misturar;

3 – Microondas por 3 minutos;

4 – Decorar como bem entender. Eu misturei iogurte grego light tradicional com sementes de chia. Com a metade do potinho, fiz uma caminha e botei o bolo em cima, e a outra metade foi pra cima do bolinho toda prosa com mel em cima. Yummy!!!

bolo-de-caneca-uva

Aprovei muuuuito a farinha de uva!!! Ao contrário da farinha de banana verde, nesta super dá pra sentir o gostinho da fruta. Mais uma com espacinho cativo na despensa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s