Tapioca da Yoki – Ser ou não ser (tapioca), eis a questão

tapioca

Já que divido com vocês todas minhas experiências gostosas na cozinha, decidi dividir também essa decepção…

Primeiro vou falar um pouquinho sobre a Tapioca.

A tapioca, como todos sabemos, é uma iguaria super típica do Brasil, mais precisamente do norte do País, feita com a fécula extraída da mandioca. Quando espalhada em uma frigideira beeeem quente, ela gruda e vira um tipo de panqueca, e então é preenchida com mil possibilidades de recheios, sendo o mais tradicional, o coco ralado com queijo coalho, e dobrada ao meio formando uma meia lua de delícias.

Quando pensamos em tapioca vamos logo achando que é um negócio gordinho e que deve ser evitado na dieta. MAS!, estamos  muito enganadinhos! A bichinha tem apenas 70 CALORIAS (uma colher), não contém glúten (atenção celíacos!) e cai muito bem na substituição do pão. Pode consumir todos os dias no café da manhã mesmo, claro, não vai me rechear o negócio com leite condensado néãm, mas combinada com acompanhamentos que seguem a dieta, vai de boa! Tá valendo rechear com ovo mexido, humus, cottage, ou os docinhos como geleia zero açúcar com pasta de amendoim e mel.

Agora vamos ao grande desastre da semana.

Comprei no supermercado, um pacote da Yoki que tinha escrito “Tapioca” e achei que tava arrasando. Ontem, dia de café da manhã juntinhos, fomos super felizes fazer a tapioca e vimos que na embalagem não ensinava a fazer tapioca, mas sim uma receita de um creme de tapioca. Achamos estranho mas perguntamos pro Google comofaz e ele disse que tinha que ter deixado hidratando em água 12 horas antes… ops! Postergamos a tapioca em um dia e hoje de manhã quando pegamos a tal tapioca hidratada na geladeira, encontramos um bloco que de tão duro matava um se jogasse na cabeça. Achamos estranho de novo mas insistimos e fizemos como mandavam as receitas: esfarelamos com os dedos e tentamos passar pela peneira. Ficou muito esquisito mesmo, uma goma meio mole meio dura. Seguimos tentando e colocamos na frigideira beemmm quente, apertamos com o lambe-lambe até formar um disco. Ficou meio grosso demais, definitivamente nada parecido com as que comemos no norte/nordeste do nosso Brasil. Mas… Colocamos em um prato, recheamos com PB&J (peanut butter and jelly = pasta de amendoim* e geleia) e mandamos ver. Ficou bem diferente do que deveria ter ficado mas confesso que ficou bem gostoso.

Apesar de gostoso, não conformada fui procurar no Google o que pode ter acontecido. Após algumas buscas encontrei MUITAS reclamações iguais à minha sobre a suposta tapioca da Yoki. Acontece que não é com esse produto que se faz a tapioca na frigideira e a Marca faz uma baita propaganda enganosa. Esse produto deles é pra fazer sobremesas, lembra até a textura de um sagu, mas tapioca que é bom, não é!

Bem #chatiada com a nossa tentativa de comer uma tapioca à la norte/nordeste. Não me conformo e vou hoje mesmo catar o produto certo por aí pra fazer como tem que ser. Prometo postar a receita aqui quando acertar 🙂

* Pasta de Amendoim – ensino aqui como faz pasta de amendoim feita em casa. Mas preciso muito dividir com vocês que hoje melhorei essa receita, não adicionando absolutamente nada de óleo. Vejam a receita mas não adicionem o óleo. Basta processar o amendoim por mais tempo, pois ele já tem gordura nele mesmo e quando processado por bastaaaaante tempo, ele libera essa gordura e vira uma pasta sem precisar de mais nada junto. Não é demais? Pelo menos de algo serviu essa tentativa falhada de hoje 😀

Anúncios

Um comentário sobre “Tapioca da Yoki – Ser ou não ser (tapioca), eis a questão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s