Bolo de Aveia com Banana

bolo-de-aveia-e-banana8

Sorte que ontem eu acordei inspirada, produzi horrores e fiz um ensaio sensual de praticamente todas as minhas refeições. Porque pelo que tudo indica, hoje acordei um desastre. O café da manhã de hoje ficou ó… uma bosta! Qua!

Bolo Bolinho de Aveia. Seria esse meu novo vício? Estou simplesmente apaixonada por essa receita e já estou na terceira versão dela. As outras vocês podem ver aqui, que foi com morango, e aqui, com maçã. Nunca faço uma igual à outra, alguma coisa sempre tem de diferente, seja em alguma farinha ou no recheio, então, segue lendo que mais abaixo terá a receita dessa, que foi com banana.

Essa receita é tão prática quanto os bolinhos de caneca, só demora um pouco mais para ficar pronta porque essa não vai ao microondas, e sim ao forno, o que garante à ela uma casquinha irresistivelmente crocante no topo, que, juro, faz a espera valer a pena. Se a ansiedade for muita e esperar não é um verbo que tu conjugas, põe a travessa no forno e vai tirar um quinzinho. Literalmente 😉

bolo-de-aveia-e-banana9

Ingredientes:

– 1 ovo (coloco + uma clara pra ficar mais protéico);

– 1 xícara (40 gramas) de aveia em flocos;

– 1,5 colher de sopa de farinha de coco;

– 2 colheres de sopa de sucralose  em pó (uso Linea Forno e Fogão);

– 1/2 banana picada em rodelas;

–  1 colher de sopa de mel para a cobertura.

bolo-de-aveia-e-banana7

Preparo:

1- Pré-aqueça o forno a 225C;
2- Coloque todos ingredientes em uma tigela e misture até ficar homogêneo;
3- Derrame a massa em uma fôrma pequena de torta untada com óleo de coco (ou em forminhas de silicone, aí não precisa untar) e pressione levemente as rodelas de banana sobre a massa;
4- Forno por 15 minutos ou até formar a tal casquinha dos deuses em cima;
5- Retire do forno e com as costas de uma colher, espalhe o mel por cima do bolo. Dica: aqueça o mel no microondas por 15 segundos, assim ficará mais fácil espalhá-lo.

Feito!! Agora é só detonar até o finzinho porque SIM é uma porção individual e intransferível 😀

bolo-de-aveia-e-banana6

Com essa receita, inaugurei minha fofíssima novíssima pequeníssima travessa de cerâmica, já que mesmo apelando e pedindo aqui que alguém me presenteasse com um ramekin em forma de coração, isso não aconteceu, então fui lá e comprei essa mesma. Mas… ainda aceito a de coração hihihihi.

Às vezes, rola um chá no café da manhã, mas ai.. pra acordar bem acordadinha, nada melhor que um bom café passado néãm?

bolo-de-aveia-e-banana3

Tá conseguindo sentir o que é a mistura de texturas desse danado? Deuszinho, obrigada!

bolo-de-aveia-e-banana2

Olha a banana ali toda metida! To adorando essa minha nova onda de deixar a banana pedaçuda no meio das coisas. O sabor fica imbatível!

bolo-de-aveia-e-banana10

Já chamei essa receita de Bolo de Aveia, Bolinho de Aveia, Tortinha de Aveia e Mingau de Forno, mas ainda não to 100% feliz com nenhum desses nomes. O que vocês me sugerem ou qual gostam mais? Sugestões e opiniões por favor. Sempre digo que os americanos são ótimos nomeadores de coisas. “Isso”, por exemplo, eles chamam de Oven Backed Oats = algo como “Aveia Assada em Forno”.  Por queeeee diabos em português fica tão não?!

3 comentários sobre “Bolo de Aveia com Banana

  1. ADORO QUALQUER PRATO COM BANANA, MAS LENDO A RECEITA VI QUE NÃOTENHO FARINHA DE COCO, ALIÁS, NUNCA OUVI VI. POSSO TROCAR POR OUTRO TIPO DE FARINHA? FARINHA DE ARROZ? FÉCULA DE BATATA?

    • Oi Cleusa! A farinha de coco é a minha favorita, ela deixa tudo mais fofo e é quase zero carboidrato (apesar de ter mais gordura). Tu encontras facilmente em lojas de produtos naturais 😀

      Pode sim usar outras farinhas, de aveia, de banana verde, de maracujá… eu evito a de trigo mesmo sendo integral, mas pode ser com ela tb.

      Depois me conta como ficou?

      Bjs!!!

Deixe um comentário

