Sopa Creme de Abacate – Sopa pa nóis!

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Reza a lenda que amanhã é pra esquentar de novo em Porto Alegre. 30 graus em pleno 7 de agosto, é isso mesmo produção?

Pavoooooor de calores fora de hora! Quero frio! Quero gorro! Quero cachecol! Quero casaco de lã! Quero que apareçam apenas os meus olhos quando  sair na rua! Quero sopa! Sopa pa nóis!

Então jack a noite tá friazinha, vamos nos despedir temporariamente do frio com uma super delícia, até que esse veranico dozinferno passe de uma vez? SOPA PA NOIS!

E quem aqui já comeu abacate em alguma receita salgada fora o guacamole? Pois eeeeu fiquei curiosíssima com uma receita que encontrei no blog “Mais Gordura Menos Carboidratos” e resolvi experimentar! Adaptei, claro, ao meu gosto pessoal e segue abaixo a minha versão!!

Mas abacate não é gordo, quase um inimigo da dieta? Sim e não! O abacate é gordo sim, riquíssimo em gordura, mas gordura da boa, meRmão! E nossa dieta precisa de gordura da boa!

Eis os benefícios do abacate na dieta, de acordo com a revista Boa Forma:

Exterminador de gordura: o abacate é rico em gordura e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). Por isso nem pense em exagerar. Você deve, sim, incluí-lo no cardápio com frequência e em doses moderadas, sozinho ou em receitas leves. Esse é o segredo para ajudar a secar a barriga – poder que vem (adivinha!) da gordura, segundo estudo da faculdade de medicina da Universidade Harvard. Formada basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso.

Redutor de cortisol: outro componente da fruta que favorece o emagrecimento é a glutationa. “Essa substância, presente naturalmente no organismo, é reforçada pelo o abacate. Resultado: maior controle nos níveis de cortisol, o hormônio do stress que, em excesso no organismo, dificulta a perda de peso”, explica Daniela Jobst, nutricionista da Nutrijobst, em São Paulo. Pior: faz você acumular gordura especialmente na barriga. A glutationa ainda tem ação detox – ou seja, contribui com o fígado na eliminação das toxinas.

Bloqueador de inflamação: mais uma substância do fruto do abacateiro, o beta-sitosterol age como um anti-inflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções. Isso não só facilita a dieta como diminui o aparecimento de rugas precoces e celulite. A pele também fica mais bonita porque o abacate tem substâncias antioxidantes como as vitaminas A, C e E.

Inibidor de apetite: a gordura da fruta ainda aumenta a sensação de saciedade e adia a fome. Para obter esse efeito (lembre-se!), basta uma porção moderada – uma fatia fina na salada, por exemplo. Quando você acrescenta o abacate na refeição tem mais uma vantagem: aumenta a absorção do licopeno, famoso antioxidante presente principalmente no tomate. E quanto mais suprir seu organismo dessas substâncias, mais fácil aparece o resultado da dieta – e mais chapada fica a barriga!

Vamos à receita!

Sopa Creme de Abacate

Rende 1 tigela grande

Ingredientes:

  • 1 abacate ou 2 avocados (abacate pequeno, preto e mais denso) em temperatura ambiente;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 + 1/2 xícaras de caldo de legumes Vitalie (só uso esse caldo porque sou uma burrica que não prepara caldos feitos em casa, mas ele é o menos ruim no mercado, tem quase nada de gordura, mas sódio claro que tem… saco! Nota mental: preparar caldo feito em casa!)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • pimenta malagueta a gosto (usei 1 + 1/2 e ficou bem picantezinho, eu gosto!)

Preparo:

  1. Refogue a cebola picada e alho na água (como explico aqui) até ficar mole, mas sem pegar cor;
  2. Adicione o caldo diluído na água, o sal e as pimentas;
  3. Ferva por alguns minutos para o caldo pegar o sabor dos temperos;
  4. Coloque o abacate no liquidificador e bate até ficar com textura homogênea;
  5. Adicione o caldo e bate de novo;
  6. Sirva imediatamente, regando com um fio de óleo de oliva e salpicando um pouquinho de parmesão ralado.

THIS IS PERFECTION!!!!

Rola a boca pequena que o abacate quando submetido a temperaturas muito elevadas, pega um gostinho um tanto amargo. Não queremos que isso aconteça, por isso apenas acrescentamos o creme de abacate ao caldo fervente, ao final. Não é genial?

Claro que a quantidade de abacate que vai nessa receita é maior do que a recomendada na dieta, mas assim de vez em quaaando pode tá?

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Bon appétit!

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