Suflê de Moranga e Gengibre – sem farinha!

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Quem foi que disse que suflê tem que levar farinha?

Se você é como eu que evita farinha de trigo ao máximo pois sabe de tudo isso…

  • O trigo moderno é muito diferente do trigo que nossos avós consumiam. É o resultado de milhares e entrecruzamentos e hibridizações feitas nos anos 50, resultando em uma planta diferente, com maior quantidade de amido e um glúten mais problemático para o ser humano
  • O tipo de amido presente do trigo (amilopectina A) é o de mais fácil digestão, produzindo aumento de glicose (e portanto de insulina) mais intenso do que o consumo de açúcar de mesa (sacarose). É isso mesmo,uma fatia de pão integral aumenta mais a sua glicose do que a mesma quantidade de sacarose (açúcar de mesa)
  • A Gliadina, uma das proteínas do glúten, leva a um aumento da permeabilidade intestinal, o que por sua vez permite que proteínas inteiras sejam absorvidas para a corrente sanguínea, provocando reações de auto-imunidade.
  • O glúten parcialmente digerido produz peptídeos denominados de“exorfinas”, um estimulante dos receptores opioides no cérebro, assim como a heroína. Estas exorfinas aumentam a fome e levam a um verdadeiro vício no consumo de produtos derivados do trigo. O simples bloqueio farmacológico das exorfinas já leva a um consumo de 400 calorias diárias a menos. Ou seja, o trigo é um poderoso estimulante do apetite.
  • Além da conhecida Doença Celíaca, na qual os pacientes experimentam dores abdominais e diarreia com o consumo de glúten, há um grande número de patologias autoimunes associadas ao consumo de trigo. Podemos citar, por exemplo, atrite reumatoide, lupus, dermatite herpetiforme, ataxia cerebelar, esclerose múltipla, colite ulcerativa, cólon irritável, enxaquecas, entre outras. Muitos destes pacientes não apresentam os sintomas de doença celíaca, mas tem os anticorpos para d. celíaca positivos. Outros tem estes anticorpos negativos e, não obstante, melhoram com a retirada total do trigo.

… mas adora um suflê, eis abaixo uma receita dessa maravilhinha da gastronomia, tão prática e rápida, que NÃO LEVA farinha!

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Andei fazendo Creme de Moranga (Abóbora Japonesa) com Gengibre dia desses, mas cozinhei pra um batalhão sendo que era apenas eu e meu Pibe pro jantar! Resultado: sobrou horrores e todos os dias venho inventando coisinhas novas com ele! Ontem botei ele no Salgado Maromba e ficou óteemo, só na hora de tirar da forma o deeegraçado quebrou e não deu pra tirar foto grrrrr… Mas essa receita de hoje além de muuuuito gostosa, ficou super fotogênica então posso compartilhar com vocês êêêêêêêêêêêêêêê!!!

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SUFLÊ DE ABÓBORA COM GENGIBRE – SEM FARINHA!

Ingredientes:

– 2 claras;

– 3 colheres de creme de moranga e gengibre;

– 2 colheres de sopa de queijo cottage.

Preparo:

1- Ai Deus… eu não ensinei #comofaz o Creme né? Então vai lá: bota a abóbora numa panela com o gengibre e cebola em cubinhos, pimenta do reino e tico de sal, cobre com água até 1 dedo acima, tampa a panela e deixa. Quando a abóbora ficar molinha é hora de tirar do fogo e bater no liquidificador ou no processador e pronto! Aos preguiçosos práticos, informo que a maldição da retirada da casca da abóbora não precisa ser realizada: ela fica molinha e não interfere no gosto do creme, o máximo que acontece é o creme cor de laranja ficar com uns pedacitos verdes que eu até acho charmoso hihihihihi.

Bom, creme pronto, vamos às vias de fato:

2-  Bater as claras em neve, e não reclamem porque assim já queimam as calorias ingeridas e malham o ombro!;

3- Misturar uma colher do cottage ao creme de abóbora;

4- Misturar com delicadeza a clara em neve ao creme;

5- Untar uma fôrma com óleo de coco e distribuir a mistura nela;

6- Salpicar o restante do cottage por cima;

7- Forno por 20 minutinhos e pronto!

Receita mais fácil, nutritiva, light e prática impossível!

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Ah! Porção individual, pra quem adora comer a travessa todinha sozinha hohohoho.

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