Vai ter Mingau!

Não posso nem justificar esse vício com uma linda historinha de infância, contando que quando como, lembro das noites em que minha mãe preparava pra mim antes de dormir porque seria a maior balela e ela lê o Blog e é daquelas que desmentem a pessoa sem dó. Nunca descobri o porquê, mas minha mãe nunca me deu mingau. Aliás… Mãe, por que você nunca me deu mingau?

Eis que depois de grande, buscando alternativas saudáveis que atendam ao meu gosto gordinho, descobri a magya de um bom mingau. 

Ele esquenta, dá uma super saciedade e tem gostinho de “porcaria”. Mas não é!

A aveia, que é a base desse mingau, é um carboidrato complexo, aquele que tem absorção mais lenta pelo nosso organismo, garantindo saciedade por mais tempo. E outra: também é riquíssima em fibras.

Agora que o frio está começando a pegar – e, enganam-se vocês irmãos gaúchos achando que o frio só cola aí, porque aqui em Sampa, vou TE dizer – o mingau vem me parecendo a melhor opção pro jantar. E faço de tudo que é jeito. E tenho me inspirado nos times da Copa para dar diferentes sabores ao meu mingau de cada dia. Quer ver?

Mingau de Abóbora (Moranga) para homenagear o time da Holanda:

MINGAU

Tá medonha a apresentação do prato, então toma!

mingau-de-moranga

Robin van Persie

Ingredientes

– 30 gramas (1/3 de xícara) de aveia;

– 80 ml de leite de coco, ou de amêndoas, ou desnatado. Ou até água…

– 40 gramas de abóbora japonesa (moranga) cozida com gengibre e esmagada;

– 1 colher de sopa de sucralose;

– 1/2 colher de sopa de canela em pó;

– noz moscada a gosto;

– pimenta-do-reino em pó a gosto.

#comofaz

Colocar todos os ingredientes numa panela e mexer em fogo baixo sem parar até engrossar. Pra mim demoram uns 7 minutos. 

Dá pra finalizar com um fio de mel, fica sucesso.

 

Mingau de Chocolate para homenagear os times da Bélgica e da Suíça 

MINGAU-DE-CHOCOLATE1

Tá feinho também, né… então pra dar uma ajudada…

Soccer - FA Community Shield - Chelsea v Manchester City - Villa Park

Eden Hazard – Bélgica

mingau-de-chocolate

Roman Burki – Suíça

Ingredientes

– 40 gramas (1/3 de xícara) de aveia;

– 80 ml de leite de coco, ou de amêndoas, ou desnatado. Ou até água…

– 30 gramas de batata doce cozida e esmagada;

– 1 colher de sopa de cacau em pó;

– 5 gotas de essência de chocolate (opcional);

– 1 colher de sopa de sucralose;

– 1/2 colher de sopa de canela em pó.

#comofaz

Colocar todos os ingredientes numa panela e mexer em fogo baixo sem parar até engrossar. Pra mim demoram uns 7 minutos. 

Dá pra finalizar com gotas/lascas de chocolate meio amargo ou alfarroba, fica sucesso.

 

Mingau com Abobrinha Italiana para homenagear o time da Itália

mingau-aveia-abobrinha

Esse até que tá bonitinho, mas já que é pra falar de beleza, aí vai!

Captura de tela 2014-06-20 às 01.45.31

Pablo Osvaldo

mingau-de-abobrinha-italiana

 Andrea Barzagli

e… SOCORRO!!!!!

Italy Training Session & Press Conference

Claudio Marchisio

Ingredientes

– 40 gramas (1/3 de xícara) de aveia;

– 1/3 de xícara de abobrinha italiana ralada;

– 1 colher de sopa de Sucralose em pó;

– 1 colher de chá de essência de baunilha;

– 2/3 de xícara de água (ou leite desnatado);

– 2 claras de ovo.

#comofaz

1- Coloque todos os ingredientes em uma panela, exceto as claras, e cozinhe por 3-4 minutos, mexendo sempre;

2 – Acrescente as claras enquanto mexe e cozinhe por mais 2-3 minutos;

3 – Faça a cobertura e decore com o que quiser.

Estou urgentemente precisando, pelo motivo abaixo, fazer uma versão brasileira de mingau. Alguma ideia?

VAI-TER-HULK

HULK

Eu já havia falado do Mingau por aqui no inverno passado. E você também pode ver aqui e aqui e aqui, as versões de Mingau de Forno que faço.

Boa Copa meninas! Bom Mingau meninas!

Deixe um comentário

