Partiu Inhotim! Apaixonando-se em 3, 2, 1…

Inhotim-2

Decolando! Estou indo passar o final de semana no Inhotim.

Mas antes resolvi falar para vocês um pouco do que se trata o Instituto, pois ao comentar com alguns amigos que estava indo passar o final de semana lá, percebi que muitos desconhecem esse destino. Depois conto minhas impressões e faço um post bem detalhado do que vi.

O que é o Inhotim?

Instituto Inhotim é um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Está localizado em Brumadinho – MG, a 60 kms de BH. Abriga um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre, chancelado como Jardim Botânico em 2010.

Inhotim-4

Não sei bem se está mais para museu a céu aberto ou um jardim de arte contemporânea. Tudo que sei é que são 450 obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros, como Cildo Meireles, Vik Moniz, Yayoi Kusama, fora taaaantos outros que confesso nunca ter ouvido falar hehehe, instaladas em 786,06 hectares de Mata Atlântica, tendo como área de preservação 440,16 ha, abrigando diversas plantas raras, tanto nativas quanto exóticas. Tá bom pra vocês?

Por que o nome Inhotim?

Segundo os moradores de Brumadinho, o local foi uma fazenda pertencente a uma empresa mineradora que, no século XIX, atuava na região e cujo responsável era um inglês, de nome Timothy – o “Senhor Tim”, que, na linguagem local, acabou virando “Nhô Tim” ou “Inhô Tim”. Fofo né?

inhotim-1

A História

Surgiu em 2004 para abrigar a coleção do empresário Bernardo Paz, que foi casado com a artista plástica Adriana Verajão, e há 20 anos começou a se desfazer de sua valiosa coleção de arte modernista, que incluía trabalhos de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti (tá dando? Ó eu aqui!!!), para formar o acervo de arte contemporânea que agora está no Inhotim. Em 2006, o local foi aberto ao público e de lá para cá muitas obras e galerias foram incorporadas à coleção inicial.

As exposições são sempre renovadas e galerias são anualmente inauguradas.

inhotim-6

Para entender mais sobre o Instituto Inhotim, acesse o site oficial.

Não é uma maravilha?

Estou ansiosíssima em experienciar tudo isso. Postarei muitas e muitas e muitas fotos no meu Instagram (@thaissiegle), e na volta, conto tudo para vocês.

Fui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s